FemToSecond Laser


Utilização

Atualmente o Femto já tem várias aplicabilidades e na oftalmologia, principalmente, é utilizado nas cirurgias refrativas, as quais visam corrigir os erros refrativos ( Miopia, astigmatismo,hipermetropia e presbiopia), a fim de oferecer uma boa visâo sem a necessidade do uso de óculos ( ou com menor necessidade de óculos). Nesta~´area o Femto permite a realização de cortes mais finos, mais precisos e mais seguros nas cirurgias de lasik ( um tipo de cirurgia refrativa). Assim, há um ganho substancial de qualidade e de segurança nas cirurgias de lasik se comparadas com a confecçaõ dos flaps com lâminas e microceratótomos. O laser não corta como laminas , ele divulciona tecidos com bolhas .

Outra aplicação de femtosecond laser consiste na criação de tuneis corneanos para introdução e implantação de anéis intra estromais, como anel de Ferrara os quais são usados para corrigir ceratocone ou degeneração marginal pelúcida.

Por último não podemos nos esquecer dos transplantes de córnea, que podem ser realizados de forma muito mais precisa , mais segura e com maior tranquilidade ao médico. Neste caso, além do corte ser muito mais preciso e uniforme existe a possibilidade de realizar o transplantes lamelares, sem a necessidade de suturas ou seja, sem precisar de "dar pontos".

Precisão

Por ser extremamente rápido , o pulso do femtosecond laser faz com que o material organico que está sendo tratado seja desintegrado diretamente para fase de vapor, sem haver tempo para afetar as estruturas vizinhas. Assim, o laser trata o tecido que deve ser tratado e sem danificar os tecidos adjascentes que devem ser preservados. Isto é possível, pois o femtosecond laser cria um plasma sólido, o qual se expande para longe do tecido organico em um estado altamente ionizado, levando consigo a energia. Em outras palavras, não sobra energia para danificar as estruturas vizinhas.

Aplicações Futuras

O femtosecond laser já está sendo testado nos USA e Europa também para cirurgias intra oculares , como cirurgias de catarata e cirurgias facorefrativas e também para presbiopia , como inlay.Embora estes usos ainda sejam experimentais, tudo indica que o femto se incorpore a rotina das nossas cirurgias nos próximos anos, agregando mais precisão e segurança aos procedimentos cirurgicos.

Capacidade

Esta nova tecnologia definitivamente nos permite criar flaps mais finos e mais previsíveis. Os microceratótomos produzem flaps menos confiáveis,que podiam variar em até 60M a espessura desejada.

Com o corte em laminas corremos perigos como free cap, botton hole, e outras complicações e assim nos coloca limites superiores significativos na quantidade de correção que eles são capazes de realizar. Com o Femto, que possui um desvio padrão bem menor na criação dos flaps, podemos nos sentir bem mais seguros ao realizar flaps finos, com desvios padrões menores do que 5M nas espessuras planejadas.Com isto, podemos calcular com confiança qual a espessura do leito residual após a confeccção do flap.

Isto proporciona um grande aumento na confiança dos cirurgiões em realizar o lasik, e os pacientes entendem e sentem isto. Isto reduz o tempo de recuperação dos pacientes ,voltando mais rapido ao trabalho e sem sentir dor no pos operatório, o que é comum na técnica de PRK, onde o paciente tem de se afastar do seu serviço em media por 5 dias.